Atelier “Aguardentes vinícolas: arte, ciência e técnica em harmonia”

Atelier “Aguardentes vinícolas: arte, ciência e técnica em harmonia”, integrado na iniciativa “O Mundo do Vinho”
com Goreti Botelho

A produção de aguardentes vinícolas de qualidade em Portugal tem um passado bem enraizado e um presente baseado na arte, na experiência transmitida entre gerações, bem como na ciência e na técnica.
A atividade que a Escola Superior Agrária de Coimbra vai desenvolver pretende demonstrar de uma forma simples e prática como se produz aguardente e quais os aspectos mais relevantes sobre a sua qualidade sensorial.
A sessão será dividida em três momentos: uma primeira parte com breve introdução teórica sobre os tipos de aguardente vinícola, as suas características principais, descrição sobre destilação e, finalmente, aspetos a considerar na prova organolética de aguardente. Na segunda parte, haverá a oportunidade de se acompanhar a produção de aguardente bagaceira, com prova das fracções de destilado obtidas, para comparação das diferenças. Finalmente, na terceira parte da atividade, será realizada uma sessão de prova organolética informal de aguardentes vinícolas.
Será ainda realizada uma vista à loja da ESAC onde poderão ser adquiridos vários produtos, alguns dos quais biológicos, produzidos localmente, nomeadamente vinhos, azeite, lacticínios, frutas e legumes.

Local: Adega Pedagógica da Escola Superior Agrária de Coimbra
Horário: 10h30-12h30
Lotação limitada (máximo 30 pessoas)
Inscrições: 918431155 | 962610050

Mais informações sobre a 2ª edição de “O Mundo do Vinho”
www.vinhoearte.pt
mundodovinho10@gmail.com
91 843 11 55 | 96 261 00 50
facebook.com/omundodovinho
instagram.com/omundodovinho

Secção: Null

Início: 26 de Outubro de 2019 | 10:30h

Fim: 26 de Outubro de 2019 | 12:30h

Escola Superior Agrária de Coimbra