ESAC participa em projeto para o desenvolvimento da agricultura biológica na Ilha da Madeira

ProBioMadeira, assim se chama o projeto de investigação científica que conta com a parceria da Escola Superior Agrária de Coimbra e que visa a identificação e avaliação sustentada e robusta das condições e recursos na Madeira para o desenvolvimento da horto-fruticultura biológica na Ilha. O objetivo fulcral é averiguar a capacidade produtiva da Ilha da Madeira em modo biológico, bem como o potencial dos seus produtos no mercado nacional e internacional.
Este projeto é financiado pelo “PROCiência 2020”, programa de apoio do Instituto de Desenvolvimento Empresarial (IDE) da Região Autónoma da Madeira e assume elevada relevância para o incremento do setor biológico nesta Ilha, entre outras ações, por via do estudo dos solos e de como adaptá-los a determinadas culturas. A produção de conhecimento técnico científico no sentido da adequação das culturas às condições locais e que se venham a demonstrar ser de maior interesse económico na região, deverá permitir desenvolver métodos e práticas para otimizar a fertilidade dos solos, bem como definir linhas orientadoras em matéria de organização e regulação do sector da produção e comercialização em modo biológico na região insular. Para tal, têm sido acompanhados vários casos de estudo representativos em produção biológica, distribuídos pela Ilha nas vertentes norte e sul e em diferentes cotas topográficas.
O projeto contempla a produção de um manual de boas práticas e ainda a criação de uma plataforma interativa de divulgação.
Liderado pela empresa NOP – New Organic Planet, juntamente com a empresa Agroconceito, o ProBioMadeira, para a sua implementação e desenvolvimento, além da ESAC, conta com a parceria da Direção Regional de Agricultura Autónoma da Madeira e da Universidade da Madeira.
O projeto arrancou em outubro de 2018, devendo prolongar-se por um período total de dois anos. A primeira sessão pública de apresentação a agricultores, técnicos e estudantes realizou-se no passado dia 7 de novembro, no Funchal, num Workshop no qual participaram as docentes da ESAC, Daniela Santos e Maria Filomena Miguens, com a apresentação do tema “Como gerir a fertilidade do solo em Agricultura Biológica”.

Secção: Null

Publicado: 23 de Janeiro de 2020 | 15:23h

Escola Superior Agrária de Coimbra