Candidaturas > Estudante Internacional > CPLP >

Estudante internacional de países de língua portuguesa

Bem-vindo à página do Estudante Internacional da Escola Superior Agrária – Instituto Politécnico de Coimbra, dirigida a estudantes estrangeiros dos países de língua portuguesa que desejam candidatar-se a uma licenciatura da Escola Superior Agrária de Coimbra.
A candidatura é aberta anualmente a estudantes estrangeiros que não sejam cidadãos de um Estado membro da União Europeia e que demonstrem qualificação académica específica para ingresso no ciclo de estudos a que se candidatam.

A qualificação académica pode ser demonstrada através de uma das seguintes formas:

1. Ter realizado com sucesso as provas de acesso ao Ensino Superior ou os exames de ingresso numa instituição de Ensino Superior no país de origem:

  • Prova=40%
  • Entrevista=60%

2. Ter completado o ensino secundário português ou do país de origem e realizar com sucesso os exames da ESAC-IPC para Estudantes Internacionais (tabela abaixo)
3. Ter realizado com sucesso as provas oficiais de acesso ao Ensino Secundário português (tabela abaixo)

Se possui a qualificação necessária para acesso e ingresso ao ensino superior do seu país de orgem, candidate-se diretamente a uma das licenciaturas da Escola Superior Agrária.

Se possui o ensino secundário completo no seu país de origem ou em Portugal, candidate-se aos exames da ESAC-IPC para Estudantes Internacionais (verifique as provas necessárias para acesso a cada licenciatura na tabela acima).

Mais informações e candidatura 

Antes de iniciar o processo de candidatura verifique se possui os seguintes documentos em formato digital:

  • Documento oficial de identificação fiscal;
  • Documento oficial de identificação pessoal ou passaporte;
  • Declaração, sob compromisso de honra, de não ter nacionalidade portuguesa nem se enquadrar em qualquer das exceções previstas no artigo 3º do Decreto-Lei Nº 36/2014 de 10 de março;
  • Documento oficial comprovativo  de ter o ensino secundário completo (candidatura a exame para Estudante Internacional);
  • Documento oficial comprovativo da qualificação necessária para ingresso no ensino superior do país de origem (candidatura direta a licenciatura)
Tem dúvidas? Contacte estudaremcoimbra@ipc.pt explicando a sua situação

Documentos para consulta