inicio

Destaques

Notícias

Agrária de Coimbra promove 8.ª Edição do Curso de Fogo Controlado

A ESAC leva a cabo, a partir de 25 de fevereiro de 2022, a 8.ª edição do curso de curta duração de Fogo Controlado. O curso, que é reconhecido pelo Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas – ICNF para a credenciação de Técnicos Especializados em Fogo Controlado, destina-se a detentores de formação de nível 6 ou superior, de acordo com o Quadro Nacional de Qualificações (QNQ), cujo programa inclua, obrigatoriamente, conteúdos programáticos de proteção e defesa da floresta, silvicultura, ciências agrárias, ciências do ambiente ou ecologia.

Ler mais...

Docentes da ESAC são editores convidados pela MDPI

Os professores da ESAC, Joaquim Sande Silva, Ernesto Deus e José Manuel Gonçalves são editores convidados para edições especiais da MDPI, uma das mais conceituadas editoras de publicações científicas de livre acesso.

Ler mais...

Docente da ESAC preside à Aliança Europeia EASPA

O docente da ESAC, Rui Costa, foi eleito no passado dia 2 de dezembro para o cargo de Presidente do Conselho Executivo da European Alliance for Subject-Specific and Professional Accreditation an Quality Assurance (EASPA).

Ler mais...

ESAC colabora com projetos (inter)municipais de combate a espécies invasoras, financiados pelo Fundo Ambiental

Continuando a assumir um papel de liderança na prevenção e controlo de espécies invasoras, a ESAC, numa colaboração de longa data com o Centro de Ecologia Funcional, encontra-se a colaborar com diversos municípios e comunidades intermunicipais portugueses em projetos financiados pelo Fundo Ambiental que visam a conservação da natureza e da biodiversidade através do combate à proliferação da planta invasora Cortaderia selloana e também de espécies invasoras aquáticas.

Ler mais...

ESAC colabora com APROFIP no desenvolvimento de produtos provenientes da figueira-da-índia

A ESAC, no âmbito de uma prestação de serviços, está a colaborar com a APROFIP – Associação de Produtores de Figo da Índia Portugueses no desenvolvimento de soluções e produtos relacionados com a fileira da figueira-da-índia, tendo como objetivo a valorização de todo o potencial desta planta.

Ler mais...

Eventos

Plantação de Espécies Autóctones em Alvoco das Várzeas

A ESAC, no âmbito do projeto F4F - Forest For Future, liderado pelo SerQ - Centro de Inovação e Competências da Floresta, promove no próximo dia 20 de janeiro mais uma ação de plantação de espécies autóctones (medronheiro, sobreiro e carvalho), desta feita em Alvoco das Várzeas. A ação tem início pelas 8h30, uma duração estimada de quatro horas e é levada a cabo em parceria com a Cooperativa dos Agricultores de Alvoco das Várzeas, Comunidade de Compartes do Baldio de Alvoco das Várzeas e AssoAçor, Associação dos Baldios da Serra do Açor.

Ler mais...