Cursos > Mestrados > Recursos Florestais >

Mestrado em Recursos Florestais

Apresentação do Mestrado
O Mestrado em Recursos Florestais, da Escola Superior Agrária de Coimbra,  está organizado em quatro semestres lectivos, correspondentes a 120 créditos ECTS. Este ciclo de estudos integra um curso de Especialização em Recursos Florestais, constituído por um conjunto de unidades curriculares correspondente a 60% do total de créditos; e um Estágio profissionalizante de mestrado, objecto de relatório final, ao qual correspondem 40% do total de créditos do ciclo de estudos  Folheto do Mestrado em Recursos Florestais.


Saídas profissionais
O trabalho por conta de outrem é a saída profissional mais comum entre os florestais diplomados pela ESAC, destacando-se como principais tradicionais empregadores:

  • Associações de produtores florestais
  • Produtores florestais
  • Indústrias florestais
  • Câmaras Municipais
  • Instituições de investigação científica
  • Áreas e caça turística / associativa
  • Fundos imobiliários florestais
  • Instituições bancárias / financiadoras das actividades florestais
  • Empresas de prestação de serviços / projectos / consultoria
Será ainda de considerar a oportunidade de criação do seu próprio trabalho, sendo de realçar a elevada percentagem de ex-alunos da ESAC que criaram as suas próprias empresas.

Funcionamento
  Duração do Curso
    Quatro semestres (dois anos)
    120 Unidades de crédito (ECTS)

  Regime / Horário
    Pós-laboral ou em regime de fim-de-semana (sexta e sábado) 

  Local de Funcionamento
    Campus da Escola Superior Agrária de Coimbra, em Coimbra, para a componente lectiva do curso
    Empresas ou instituições do sector florestal, para realização do estágio profissionalizante

Objetivos
  Objetivos Gerais
    Com este ciclo de formação, e como resultado da aprendizagem, os graduados com o Mestrado em Recursos Florestais pela Escola Superior Agrária do Instituto Politécnico de Coimbra demonstram:

  1. Cultura científica para entender as inter-relações dos subsistemas que integram os sistemas florestais e a sua função na promoção do desenvolvimento sustentável e do bem-estar da sociedade;
  2. Cultura tecnológica que lhe permita intervir, com capacidade de análise, previsão e simulação das consequências das suas acções e opções, e usando as tecnologias da informação mais modernas e adequadas, na gestão sustentável dos espaços florestais e dos recursos naturais associados;
  3. Cultura ambiental, como referência integradora e reguladora da sua actividade profissional futura como agente de desenvolvimento;
  4. Consciência social, ética e profissional, e um claro sentido do seu papel na dinâmica socio-técnico-económica e ambiental que suporta o desenvolvimento sustentável;
  5. Capacidade de comunicação e de intervenção, de forma a poder constituir-se como um eficiente veículo de transmissão de conhecimento e na promoção da participação e da partilha de informação relacionada com a gestão dos recursos florestais.
  6. Capacidade, independência e atracção para uma actividade de aprendizagem ao longo da vida activa, de forma autónoma ou auto-orientada.

   Objetivos Específicos do Mestrado
    Uma listagem das competências a adquirir com a formação proposta pode ser consultada em Competências

Estrutura Curricular
O plano de estudos está organizado em unidades curriculares (UC), nas quais o mestrando é convidado a participar em sessões de aprendizagem colectiva de natureza Teórico-prática (75%), e em sessões de orientação pessoal de Orientação Tutorial (25%). Participa ainda, no âmbito do curso, em seminários, projectos e trabalhos de campo. A combinação das sessões de aprendizagem mais teorizante com as aplicações práticas, o domínio das tecnologias, e os trabalhos de campo em contexto profissionalizante vão promover o domínio das competências listadas nos objectivos específicos do curso. A frequência com aproveitamento da componente escolar do mestrado será titulada com um diploma de pós-graduação. O carácter profissionalizante da dissertação (relatório do estágio profissionalizante) irá permitir aos mestrandos uma experiência real de trabalho, a interacção profissional com potenciais empregadores, e assegurar condições para a futura integração profissional. A classificação final do mestrado é obtida pela média das classificações obtidas nas unidades curriculares, ponderada pelas suas unidades de crédito ECTS. O plano de estudos, e outra informação sobre o curso podem ser consultados no despacho da sua criação.

Documentos

Candidaturas ao MRF:
https://netpa.esac.pt/cssnet/page

Instruções sobre procedimentos de candidatura:
http://webmanager.esac.pt/mgallery/default.asp?obj=1841

Contactos
Escola Superior Agrária de Coimbra
Bencanta 3045-601 COIMBRA
Tel: 239802940239802940; Fax: 239802979
Coordenadas Geográficas : 40.211072,-8.452468
Coordenador de curso - Raul Salas González rsalas@esac.pt
Gabinete de Apoio aos cursos: gac@esac.pt
Serviços Académicos: academicos@esac.pt
Presidência: presidencia@esac.pt