International Relations > Erasmus+ > Outgoing students >

Outgoing students

Horário de atendimento do Gabinete de relações Internacionais

2ª, 4ª e 6ª feira | 14:00-17:00 

Erasmus code: P COIMBRA02 (Polytechnic Institute of Coimbra, Coimbra College of Agriculture)

Acordos bilaterais | Bilateral agreements

Programa Erasmus+
O Programa Erasmus+ permite três períodos de mobilidade, correspondentes a cada um dos ciclos de estudos: CTeSP, Licenciatura e Mestrado. Em cada ciclo de estudos poderão efetuar até 12 meses de mobilidade. As mobilidades podem ser para estudos, para estágio curricular ou extracurricular e estágio para recém-diplomados

A bolsa Erasmus+ contribui para os custos adicionais da vida num outro país e para os custos de deslocação e o seu montante é pré-estabelecido pelo Programa Erasmus+ de acordo com o nível de vida do país de destino. O estudante fica isento do pagamento de propinas na IES de acolhimento.

Mobilidade de Estudos e Estágio
Pode ter a duração de 3 a 12 meses. Os estudos decorrem obrigatoriamente numa instituição de ensino superior (IES) parceira (ver lista de acordos bilaterais acima). Os estágios podem decorrer numa IES, numa empresa ou num centro de investigação e dispensam a existência de um acordo prévio. É da responsabilidade do estudante encontrar o local de estágio, aconselhando-se a consulta do Coordenador de Curso para esse efeito. O estudante pode também optar por fazer mobilidade combinada de estudos e estágio (por exemplo, estudos num semestre e estágio no outro).

Mobilidade de estágio para recém-diplomados
É iniciada após a finalização do ciclo de estudos e deverá estar terminada até 12 meses após a obtenção do grau. A sua duração será condicionada por uma mobilidade para estudos previamente realizada no mesmo ciclo. É da responsabilidade do diplomado encontrar o local de estágio.

Candidatura a mobilidade
A candidatura a mobilidade Erasmus+ é aberta anualmente durante o primeiro semestre para mobilidades a efetuar no ano letivo seguinte. São elegíveis para fazer mobilidade os alunos de curso técnico superior profissional, de licenciatura e de mestrado que no ano letivo da mobilidade estejam matriculados no 2º ou no 3º ano curricular do curso que frequentam. Podem candidatar-se alunos matriculados em qualquer ano curricular mas os candidatos do 1º ano que não transitem de ano perderão o direito a fazer mobilidade.
A escolha do país e da instituição de destino deve ser feita em função da área de estudos e dos acordos bilaterais existentes na área de estudo de interesse (abaixo).

Aconselha-se a consulta da lista de acordos bilaterais na área de estudos de interesse e do Coordenador de Curso, assim como a leitura dos regulamentos aplicáveis (abaixo).

Critérios de seriação
1) De acordo com o artigo 13º, nº 1, alínea a. do Regulamento do Programa Erasmus+ do IPC, os candidatos são seriados de acordo com os seguintes critérios:
   a. Mérito académico, avaliado através de:
        i. Média (M) ponderada das classificações obtidas até ao final do semestre anterior;
        ii. Grau de cumprimento (GC) do plano de estudos, calculado pela razão entre o ano curricular em que o aluno está inscrito e o número de matrículas no curso em que se encontra inscrito;
   b. Proficiência linguística (PL), avaliada através do resultado obtido no teste de proficiência linguística convertido para uma escala entre 1 e 2.
   c. Situação económico-financeira (SEF) do aluno, sendo dada preferência a bolseiros do SASIPC (não bolseiro SEF=1; bolseiro SEF=1,1)

2) A classificação final (CF) é calculada pela seguinte fórmula, com todos os componentes arredondados às décimas de unidade: CF =M × GC × PL × SEF

3) Para efeitos de desempate será avaliada a motivação dos candidatos, através de uma entrevista individual.

Candidatura para 2020/2021
Prazo de candidatura: 15.01.2020 a 15.02.2020
Seriação e colocação: 15.02.2020 a 28.02.2020
Os alunos colocados apenas poderão alterar o seu destino até 15.03.2020
Esclarecimentos

Processo de candidatura
1) Escolhe três instituições de destino por ordem de preferência;
2) Faz o teste de proficiência linguística. No final do teste, escolhe a opção ‘Email results’. Em ‘Name’ escreve o teu número de aluno, o primeiro e o último nome, em ‘Email’ escreve ri@esac.pt e escolhe a opção ‘Submit’;
3) Preenche o formulário de candidatura

Lista de Colocados

Documentos relativos à mobilidade
Regulamento do Programa Erasmus+ da Escola Superior Agrária
Regulamento do Programa Erasmus+ do IPC

Formulários para mobilidade de estudos
Proposta de plano de estudos (a definir com o Coordenador de Curso)

Formulários para mobilidade de estágio
Learning agreement | Check list | Ficha do estudante | Prolongamento do período de estágio | Certificado do período de estágio | Contrato | Declaração de recibo de bolsa I e II | Avaliação do estágio