A ESAC > Apresentação >

Apresentação

A ESAC é uma escola que está integrada no Instituto Politécnico de Coimbra, globalmente orientada para a prossecução dos objetivos do ensino superior politécnico no âmbito das tecnologias, das ciências e engenharias agrárias e afins e do turismo e lazer, competindo-lhe, nomeadamente:

a) Formar profissionais qualificados, com elevado nível de exigência nos aspectos tecnológico, científico, profissional e cultural;

b) Ministrar cursos conducentes à obtenção dos graus de ensino superior de 1.º e 2.º ciclo, pós-graduações e Cursos de Especialização Tecnológica (CET´s)

c) Lecionar cursos de curta duração e emitir os respetivos certificados e diplomas;

d) Realizar atividades de investigação integradas, preferencialmente, em centros de investigação;

e) Prestar serviços à comunidade, tendo em vista uma valorização recíproca;

f) Promover o intercâmbio com instituições convergentes, nacionais e estrangeiras;

g) Contribuir, no âmbito das suas atividades, para a cooperação internacional e para o encontro entre povos e comunidades.

 

Caracterização da Instituição

Instalações

 

A área edificada da ESAC ocupa cerca de 29.630m2. Destes, 4.203m2 são utilizados diretamente nas atividades dedicadas à docência (gabinetes: 945,9m2; salas de aula e anfiteatros: 1.803m2 e laboratórios: 1.455m2). A estas áreas acrescem cerca de 8.300m2 de áreas destinadas a instalações específicas também utilizadas na docência, tais como oficinas tecnológicas e instalações pecuárias. Os Serviços Administrativos ocupam 295m2 e outros 295m2 são utilizados pela Direção e demais Órgãos de Gestão da ESAC. A restante área está ocupada com residências, oficinas e outras construções não utilizadas diretamente para serviço docente.

A Exploração Agropecuária gere uma superfície total de cerca de 140 hectares, repartida por dois grandes blocos, um deles no perímetro de rega de S. Martinho e o outro na zona central da Escola (Bencanta/S. Martinho do Bispo) cuja ocupação cultural se refere na tabela.

Caracterização genérica do património físico sob gestão da ESAC.

Tipo de uso

Área

Superfície florestal

Pinhal

Eucaliptal

Povoamentos mistos

Incultos

Total 23,0ha

4,5ha

4,5ha

10,5ha

3,5ha

Superfície agrícola

Culturas arvenses

Prados

Culturas permanentes (pomares, vinhas e olival.)

Total 83,8ha

67,9ha

7,5ha

9,3ha

Estufas

0,13ha

Edifícios

29 631m2

Área envolvente

29,14ha

Área total

139,93ha

 

Nas construções não utilizadas diretamente para o serviço docente, incluem-se residências habitacionais com áreas cobertas que variam entre os 50m2 e os 313m2 e um complexo residencial de estudantes, pertencente ao IPC.

A ESAC conta com 32 salas de aula/anfiteatros, que no seu conjunto perfazem uma área de 2.000m2 e que possuem cerca de 1.200 lugares sentados. Todas as salas se encontram equipadas com o material comum a uma sala de aulas: mesas, cadeiras, quadro e retroprojetor. Sob a classificação de "salas de aula" integram-se também todos os anfiteatros existentes. As salas mais abundantes são as que têm áreas compreendidas entre 40 e 60m2 e capacidade para 40 pessoas.

Distribuição das salas de aula pelos edifícios da ESAC.

Edifício Salas

Blocos centrais (Blocos: B,D,E,F,G)

Centro de formação pós-graduada da Beira Litoral (Bloco J)

Lagar (Bloco Z)

Oficina Tecnológica de Lacticínios (Bloco O)

Zootecnia (Bloco L)

Hangar de máquinas (Bloco K)

Anfiteatros com lotação superior a 100 lugares

Adega

Auditório da Associação de Estudantes

12

7

2

1

1

2

2

1

1

Sala de cirurgia para grandes animais

1

Anfiteatro zootécnico

1

Sala de aulas do armazém

1

Total

32

 

A ESAC possui dois Anfiteatros, com 168 e 130 lugares sentados e com capacidades audiovisuais que permitem a realização de colóquios, palestras e pequenas conferências.

A ESAC possui 35 laboratórios administrados pelos diversos departamentos. A utilização dos laboratórios para lecionação de aulas, para investigação, para serviços de apoio à comunidade ou para vários usos simultâneos depende do tipo de laboratório e do seu equipamento, localização e dimensão.

A escola detém uma área coberta de construções agropecuárias e industriais de 10.613m2 distribuídos por diferentes edifícios. Alguns dos edifícios agropecuários em atividade em 2006, uma cavalariça (656m2), uma vacaria (752m2), um ovil (600m2), uma coelheira (50m2), um aviário para poedeiras (50m2), um aviário para frangos do campo (50m2) e um capril com parques exteriores. As construções agropecuárias diversas incluem, entre outros, estufas, silos, tanques e poços.

Os edifícios agroindustriais incluem uma oficina tecnológica de produtos hortofrutícolas (282m2), uma oficina tecnológica de laticínios (590m2) que obteve o licenciamento industrial em 2006 e uma adega (207m2) também licenciada em 2006, bem como uma unidade de produção de alimentos compostos para animais (150m2). Durante o ano de 2004 foi efetuada a remodelação da oficina tecnológica de laticínios. As obras de remodelação permitiram o seu licenciamento industrial em 2006, bem como a melhoria significativa das condições para a execução de atividades pedagógicas. Em 2006 foram também concluídos a remodelação e o licenciamento da adega.

A ESAC possui ainda, uma área coberta de 1.674m2 ocupada com oficinas, hangar de máquinas e outras infraestruturas de apoio.